O que é
É uma deformidade do primeiro dedo do pé, caracterizada pelo desvio da ponta do dedo em direção aos outros dedos.
Causas
É uma deformidade óssea do pé que afeta mais mulheres do que homens, podendo ter origem genética e mecânica. Na maioria das vezes é multifatorial, sendo os fatores de risco: hereditariedade, doenças reumáticas, doenças neurológicas, anatomia óssea dos pés alterada e sapatos de salto alto com bico fino.

Sintomas
Os sintomas mais comuns são a dor na articulação do primeiro dedo, desvio do dedo em direção aos outros e coloração avermelhada da pele. Geralmente a deformidade é progressiva.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pela avaliação clínica e também através de RX.
Tratamento
O tratamento depende de cada paciente e é avaliado a idade, estilo de vida, e a gravidade dos sintomas para escolha entre tratamento conservado e cirúrgico. O tratamento conservador visa o alívio dos sintomas e a tentative de evitar a progressão da deformidade. Uma das primeiras medidas é a troca por calçados sem salto, folgados e sem bico fino. Pode ser usado também protetores ortopédicos nas áreas de atrito e separadores para os dedos.
O tratamento cirúrgico visa a correção da deformidade e existem diversas técnicas cirúrgicas que são indicadas dependendo de cada caso.





