O que é?
É uma inflamação na bursa subacromial do ombro. A bursa, também conhecida como bolsa sinovial, é uma bolsa cheia de líquido que funciona para diminuir o atrito entre músculos, tendões e ossos durante o movimento das articulações.
A bursite subacromial frequentemente está associada a síndrome do impacto do ombro e os tendões se encontram também inflamados, causando as tendinites.

Causas
CausasPodem ser provocadas por diversos fatores, tais como, causas externas (traumas, movimento excessivos, lesão por movimento repetitivo – LER) e doeças sistêmicas (artrite reumatóide, artrite psoriática, gota e lupus).
Sintomas
Dor e dificuldade de movimentar o ombro são os principais sintomas. Geralmente a dor piora com a elevação do braço acima do nível do ombro e para dormir sobre o lado afetado.
A dor pode iniciar de leve intensidade e progredir até uma gravidade que leva a perda do movimento para atividades básicas do dia a dia. Se não tratada pode evoluir para a rigidez articular que é um quadro mais grave e de difícil tratamento.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através do exame físico e de exames de imagem. Os exames de imagem utilizados são a ecografia e a ressonância magnética que vão ser solicitados conforme a avaliação do ortopedista.
Tratamento
O tratamento vai depender da avaliação de cada paciente, da gravidade da bursite e das limitações que ela está causando. Nos casos mais leves gelo local e anti-inflamatórios via oral são suficientes, em outros casos, será necessário infiltração intra-articular de medicação ou até mesmo cirurgia.






