Infiltração na Articulação

o que é isso?

As infiltrações intra-articulares são procedimentos utilizados na ortopedia e na reumatologia desde a metade do século passado.

Atribui-se a Hollander, em 1953, a primeira publicação do uso de corticóide intra-articular, para tratamento de artrite reumatóide. 

São procedimentos através dos quais são introduzidas medicações com ação anti-inflamatória dentro do espaço intra-articular, ou seja, dentro das juntas através de uma injeção. 

Várias são as medicações utilizadas nas infiltrações intra-articulares como corticosteróides, anestésicos, ácido hialurônico e plasma rico em plaquetas.

As infiltrações podem fazer parte do tratamento de diversas patologias ortopédicas como tendinites, bursites, epicondilites, fascites, compressões nervosas, osteoartrose, neuromas, dedo em gatilho, dentre outras.

Vários são os trabalhos que demonstram a efetividade desse procedimento de quando bem indicado e utilizado em conjunto com outros tratamentos. Os tratamentos são sempre multimodais e nunca apenas uma infiltração isolada.

Algumas contra-indicações à realização das infiltrações intra-articulares são infecção na articulação a ser infiltrada, ulceração ou celulite periarticular, osteomielite adjacente, endocardite bacteriana, distúrbios graves de coagulação e uso de prótese na articulação em questão. 

O mal uso dessa intervenção com indicação inadequada, falta de habilitação técnica para realizá-la, equívoco no número de sessões e escolha incorreta da medicação utilizada, podem causar resultados insatisfatórios e complicações indesejadas.

Na imensa maioria das vezes a infiltração intra-articular pode ser realizada às cegas, ou seja, dispensando aparelhos que guiem o médico na busca do espaço intra-articular. No entanto, articulações como quadril e articulações interapofisárias (articulações posteriores da coluna vertebral), devem ser abordadas preferencialmente com auxílio de aparelhos de imagem.

Os aparelhos que mais habitualmente auxiliam o médico a realizar essas infiltrações mais profundas são a radioscopia e a ultrassonografia.

Mais informações? Agende uma consulta com nossos ortopedistas!

Foto de Dr. Thiago Secundino

Dr. Thiago Secundino

CREMESC: 23.607 | RQE: 14.401 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia | TEOT: 14.811 / Ortopedista e Traumatologista Especialista em Cirurgia do Trauma Ortopédico.

Compartilhe:

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e, portanto, não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

Ficou com alguma dúvida?

Chame a nossa equipe agora mesmo no WhatsApp e tire todas as suas dúvidas!

Artigos Recentes:

Nossa equipe trabalha para oferecer a você, informações valiosas e atualizadas sobre as tendências e novidades da área. Fique sempre por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo da traumatologia e ortopedia.

Ortopedia

Bursite Trocantérica

O que é? Bursite Trocantérica é o segundo tipo de dor mais frequente na região do quadril Trata-se de uma

Leia mais »

Confira nossas Redes Sociais:

Acesse as redes sociais da Ortho Clinic, através delas você conhecerá mais sobre nosso trabalho e poderá conferir vídeos e posts sobre assuntos relacionados às doenças ortopédicas.